O Laboratório Saúde Animal adota como REGRA a REPETIÇÃO de absolutamente todos os exames que tiverem resultado positivo. Isso significa que todas as vezes que o resultado de um exame de AIE ou MORMO for positivo, a amostra em questão será retestada e somente após a confirmação do resultado é que será liberado.
RESULTADO POSITIVO PARA ANEMIA INFECCIOSA EQUINA
Após a realização dos ensaios e havendo a confirmação do resultado, será emitido o Relatório de Ensaio que acompanha a Requisição do Exame de AIE, seja ele realizado por IDGA ou ELISA.
Os exames cujos resultados forem POSITIVOS deverão ser imediatamente comunicados ao MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e à IAGRO - Agência de Defesa Sanitária Animal.
Após a comunicação, a propriedade será interditada para trânsito de equídeos; será iniciado processo de saneamento que inclui o sacrifício do animal doente e colheita de material dos demais animais existentes na propriedade e que fazem parte do foco detectado. Será necessária a realização de 2 exames nos animais do foco, com intervalo de 30 dias entre eles, para a liberação da propriedade.
Contra Prova e Reteste
A realização de conta-prova somente será efetuada no laboratório que realizou o exame com resultado positivo e utilizando a amostra lacrada e armazenada no laboratório. A solicitação deverá obedecer ao prazo máximo de 8 dias a contar da data do recebimento do resultado.
O pedido para a realização da Contra Prova deverá ser feita ao Serviço de Sanidade Animal da Unidade Federativa onde se encontra o animal reagente e este encaminhará a autorização ao laboratório realizador do exame.
O Médico Veterinário Requisitante do exame obriga-se, pessoalmente, ou por seu representante, a acompanhar os exames de contra-prova, cabendo a ele apenas assistir, fiscalizar e observar a exatidão de seus resultados . Caso este desista, mediante declaração escrita, ou esteja ausente na realização do exame de contra-prova, o resultado do primeiro exame prevalecerá.
O reteste somente será realizado mediante autorização do Serviço de Sanidade Animal da Unidade Federativa onde se encontra o animal reagente e será colhida nova amostra por um Médico Veterinário Oficial e a amostra será encaminhada ao LFDA - Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, que fará o exame confirmatório.
RESULTADO POSITIVO PARA MORMO
Quando um animal é POSITIVO na prova de ELISA, a amostra que o laboratório utilizou para o diagnóstico será enviada ao Laboratório Oficial - LFDA localizado em Recife para que seja realizado o WB (Western Blotting) que é a prova confirmatória.
Os exames cujos resultados forem POSITIVOS deverão ser imediatamente comunicados ao MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e ao IAGRO - Agência de Defesa Sanitária Animal.
Após a comunicação, a propriedade será interditada para trânsito de equídeos; após a confirmação do diagnóstico pelo LFDA será iniciado processo de saneamento que inclui o sacrifício do animal doente e colheita de material dos demais animais existentes na propriedade e que fazem parte do foco detectado. Será necessária a realização de 2 exames nos animais do foco, com intervalo de 30 dias entre eles, para a liberação da propriedade.
Contra Prova
A realização de conta-prova somente será efetuada no laboratório realizador do exame e com a amostra lacrada e armazenada no laboratório.
O pedido para a realização da Contra Prova deverá ser feita ao Serviço de Sanidade Animal da Unidade Federativa onde se encontra o animal reagente e este encaminhará a autorização ao laboratório realizador do exame.